Quem é Chara? – BiografiaGaming [KubGames]

Ei você! Qual o seu personagem favorito de Undertale? Só espero que não seja essa psicopata louca tão amada por todos… Estou brincando, quase todo mundo ama ela! Mas se for, por quê não ver tudo sobre?

Olá pessoal! Hoje trago mais um BiografiaGaming, um quadro onde analisamos personagens de jogos! Até agora eu só fiz de protagonistas, o que não é para ser o sentido do quadro (ou categoria). Por isso que hoje eu escolhi falar de Chara, de Undertale! Antes de tudo, eu sei que esse jogo já não é tão recente e muita gente já ta de saco cheio dele mas é tão bom que acho que merce mais posts, não acham? Desculpem não postar durante a semana, estava ocupado com os estudos e me enrolei todinho. Vamos ao que interessa, o BiografiaGaming de Chara!

Introdução

Antes de tudo, eu vou chamar Chara de “ela”. De acordo com o jogo ela não possui gênero, mas eu prefiro chamar de a Chara (como muita gente)

Chara é uma personagem de Undertale, jogo criado por Toby Fox. Eu já fiz a análise completa dele e  você pode conferi-la clicando aqui. Basicamente, a muito tempo uma guerra foi travada entre humanos e monstros.  Os humanos saíram vitoriosos, e selaram os monstros no subterrâneo com a ajuda de sete grandes magos. Para quebrar essa barreira, seria necessário a alma de 7 humanos (para equivaler aos sete magos). Durante vários anos, crianças caíram ali e morreram, com os monstros aprisionando suas almas. Ao total já foram 6, e você é o sétimo a cair ali. Mas uma coisa que você vai descobrir, é que Chara foi o primeiro humano a cair ali. O que aconteceu com ela?

História (Spoilers)

A história de Chara pode ser confusa. Como tudo gira em torno dela, eu já
expliquei lá no post de Undertale mas vou dar uma passada aqui. Chara foi a primeira criança a cair no subterrâneo, por motivos desconhecidos. Ela conheceu Asriel e foi adotada pela família Dreemurr. Ela possuía planos estranhos, e Asriel afirma no final pacifista que ela odiava a humanidade. Um dos fatos que comprova sua “estranhice” é no laboratório verdadeiro da Alphys, quando “assistimos” as fitas. Numa delas diz que eles acidentalmente colocaram uma flor dourada (que é nociva aos monstros e humanos) no chá de Asgore, e Asriel ficou todo preocupado enquanto Chara ria. Ela o convocou para um plano, que Asriel recusou. Então teve que exercer sozinha. Seu plano era morrer e libertar os monstros, para assim destruir a humanidade. Ela ficou doente tomando/comendo uma flor dourada, e disse que seu último desejo era ver as flores do seu vilarejo. Toriel disse que infelizmente não conseguia fazer isso. Então Chara morreu. Asriel absorveu sua alma e passou pela barreira (já que um monstro com uma alma humana era capaz de pelo menos passar por ela) e foi colocar sua irmã nas flores. Os humanos acharam que ele havia a matado e foram atacar Asriel. Como o corpo estava dividido entre os dois, Chara dizia para Asriel os atacar enquanto ele se negava. Ferido, deixou o corpo de Chara ali e voltou ao subterrâneo, onde morreu e [por culpa da Alphys] virou Flowey. As almas humanas persistem após a morte, e Chara ficou “vagando” com sua fraca alma. Toriel sepultou-a nas flores da Ruínas, de modo que Asgore não pudesse capturar sua alma. Sua história retorna com Frisk, onde ela fica junto ao corpo da outra personagem, sendo a má influência.

Aparência

Chara possui uma aparência muito parecida com a de Frisk. Com quase a mesma idade (9-12 anos) ela utiliza um moletom verde com uma listra cor de creme (parecida com as de Asriel), cabelo curto, olhos abertos e bochechas rosadas. Exibe um sorriso, que se feito com mais detalhes poderia ser um sorriso psicopático (em relação a sua personalidade). Sua feição é para ser o inverso da de Frisk.

No pouco tempo de sua participação (últimos minutos do final Genocida) ela muda sua aparência, possuindo olhos e boca “derretendo”, causando medo em alguns.

Personalidade

Alguns podem negar nesse ponto, mas como boa parte da fanbase acredita nisso (e eu também) vou falar a personalidade dela que se tornou o “senso comum”. De acordo com pistas do jogo, é possível concluir que Chara possui uma personalidade psicopática e vingativa, com raiva da humanidade. Mesmo assim, podemos ver seu lado amoroso, já que ela aceitou ficar com Asriel e a família Dreemurr, e de algum modo ela os amava. Muitos negam dizendo que eles (especificamente Asriel) foram apenas “ferramentas” para concluir o plano de Chara. Eu não penso isso, já que dá pra concluir que eles foram bons amigos (já que eram irmãos adotivos) e se amavam.

Mas é claro que não podemos esquecer esse lado “bizarro” de Chara. Mesmo que neguem, ela ainda possui o desejo de se vingar da humanidade, e frases que indicam isso (textos em vermelho que aparecem durante a rota Genocida). Eu acredito que ela tenha passado por alguma experiência traumática para isso, mas vou deixar isso para o tópico mais para frente.

Habilidades

Determinação: Chara possui a alma da determinação (a vermelha) e assim tem o poder de persistir após a morte, voltando a vida se tiver vontade (ou especificamente, DETERMINAÇÃO xD)

Possessão: Calma, ela não é um demônio! (mesmo que se auto-domine assim :p) Em forma de alma ela pode controlar o corpo de Frisk, o que é a tal da possessão

Love: Se ela juntar muito L.O.V.E (Level Obtido por ViolEncia) sua força fica enorme e ela pode derrotar monstros em apenas um hit

Criação e Destruição de Linhas do Tempo (Reset): Ela que dá o poder á Frisk (você) fazer o reset, indo e voltando nas linhas do tempo.

Teorias

Finalmente chegamos na parte das teorias. As principais teoria que a envolvem são: “Qual a sua personalidade?”, “Por que ela foi ao subsolo” e “Que influência causa?”.

A teoria que a envolve sua personalidade já teve boa parte debatida no tópico separado. Basicamente, a controvérsia que há é se ela seria do mal ou do bem.

Os que defendem o lado dela ser do bem dizem que nunca foi comprovado seu lado psicopático que tanto dizem e que ela pode sim ter feito coisas boas ao longo de sua vida. Além do mais, é utilizado os argumentos que não é ela que te influencia, e sim faz aquelas frases do final por você ter matado seus amigos (os monstros).

Os que defendem o lado dela ser do mal atacam com argumentos de que ela odeia a humanidade e planejou tudo aquilo para matar a todos. Ela é quem influencia Frisk para o genocídio e a utiliza como um instrumento para seus desejos.

Em minha opinião, digo que ela é sim a “encarnação do mal” como alguns dizem, mas que possui seu lado. Boa parte das coisas que dizem que ela fez não foi comprovada, então não podemos atacar com paus e pedras aqueles que defendem esse “lado bonzinho dela”. Como já disse, ainda tem chance de existir amor nela.

A outra teoria seria sobre o por quê do seu suposto ódio à humanidade. Eu acredito que por uma experiência traumática, como a morte de seus pais, possa ter influenciado seu modo de pensar. Talvez eles tenham morrido e “ninguém veio” como ela diz. Outros acreditam que essa personalidade seja natural de seu ser, mas como naõ possuo muitas informações não posso afirmar nada.

Por último, existem teorias sobre sua influência. Ela tem muita ligação com a da personalidade, mas pulando as coisas que já foram ditas eu acredito que ela seja a influência do mal MAS que represente o desejo do jogador. Se você parar para analisar, em todo RPG você mata monstros pra ganhar XP e consequentemente LV (Level nesse caso, não LOVE :v). Chara (em minha opinião) representa esse pensamento, e é fácil dizer que ela causou tudo (na rota genocida) e não assumir que VOCÊ teve o desejo de fazer.

Curiosidades

  • Chara  vem de Character (personagem em inglês) pois ela é uma personagem muito importante no game
  • Sua semelhança com Frisk é grande e isso é pra mostrar que elas são a mesma pessoa durante o jogo
  • Por mais que a considerem desalmada, eu digo que ela tem amor sim por  alguém, como Asriel. Se ela não o amasse não teria ficado tanto tempo com ele.
  • É um dos personagens mais amados da fanbase junto com Sans
  • Seus principais ships são Charisk (Chara+Frisk) e Chariel (Chara+Asriel)
  • O jeito correto de pronunciar seu nome é “Keura“, e não “Tchaura“, “Caura” ou “Xara“.
  • Tirando o final da Rota Genocida, Chara não aparece em nenhum outro momento.
  • Ela e Asriel possuem um pingente de coração, que por sinal é o item com o maior índice de DF (defesa) do jogo (junto com a Real Knife, que é o maior com ataque)

 Bom, essa é a Chara pessoal. Ela é uma personagem muito misteriosa, que Toby Fox a fez assim de propósito para que várias pensamentos surgissem. Eu gosto muito de fazer Biografia Gaming então vão surgir mais posts como esse.

Até A Próxima!

~~~~Post originalmente lançado em KubGames, por LuiKpédia, no dia 8 de Abril de 2017~~~~